Fique por dentro das últimas notícias sobre energia solar

Universidade Investe em Energia Solar, Centro Universitário UNIVATES

Universidade Investe em Energia Solar, Centro Universitário UNIVATES

O Centro Universitário da Univates, em Lajeado, passou a contar com uma usina de energia solar em abril. Os materiais estão sendo instalados nos prédios que compõem o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e serão capazes de suprir toda a demanda de energia do local, que possui 5.200 m² de área construída.

A instalação está sendo feita por técnicos da empresa Ralux, da Alemanha.

Há alguns anos, dez painéis fotovoltaicos instalados no câmpus já atendiam à geração de energia e também à área de pesquisa da Instituição. Com isso, a Univates já possuía cadastro na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como gestora de energia.

No entanto, agora essas dez placas multiplicaram-se para cerca de mil, resultando em capacidade total de geração de energia de 237,12 Kwp – o que representa, em média, a geração de energia necessária para cerca de 100 famílias compostas por quatro pessoas.

Para o pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Moerschbäecher, o investimento busca promover o desenvolvimento e a difusão de energias limpas, atendendo também aos objetivos do Tecnovates.

"Além de colaborar com o meio ambiente, o projeto também proporcionará economia para a instituição, a longo prazo, no quesito de consumo de energia", comenta.

Conforme o coordenador do Laboratório de Biorreatores da Univates, Odorico Konrad, as discussões sobre o assunto surgiram ainda em 2012. Um ano depois, realizou-se visita à empresa alemã para iniciarem as negociações.

Com a instalação dos painéis, o professor destaca que a Univates está partindo da teoria estudada em sala de aula para a prática do cotidiano.

"Hoje, a energia renovável é prioridade para a Univates. Este é o compromisso de uma universidade: fazer com que as tecnologias e os serviços sejam pesquisados e experimentados para que, depois, sejam utilizados pela sociedade", ressalta Konrad.

Fonte: Baguete

FALE CONOSCO E VEJA O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ

19 3100-0074
Logo Lan Solar
FALE CONOSCO

19 3100-0074
atendimento@lansolar.com.br

CURTA NOSSA PÁGINA